• Giselle Santos

4 Formas de você fidelizar os seus colaboradores



Como já é de costume, sempre se fala na fidelização de clientes para aumentar os lucros da empresa. Mas esquecem que empresas são feitas de pessoas também, e essas pessoas precisam ser fidelizadas para que com os seus comprometimentos, a empresa consiga crescer de forma mais expressiva.


E se não pararmos para olhar dentro das equipes, as atitudes dos líderes para com essas equipes, perderemos o tempo de reverter resultados que talvez fossem alcançados com simples formas de lidar com a situação.


Com a correria do dia a dia e principalmente pelas mudanças que estamos vivendo nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil fazer os colaboradores seguirem os líderes. E fidelização é exatamente fazer com que as pessoas estejam cada vez mais comprometidas com o negócio, em acordo com as estratégias da empresa, assim caminhando rumo ao lucro nos negócios.


Hoje em dia, ter uma equipe fiel, faz com que o líder consiga trabalhar até mais tranquilo para direcionar de forma assertiva a equipe para no final conseguir bater as metas, que antes foram desdobradas a partir do planejamento estratégico da empresa. E se você líder, ainda não passou as metas para a sua equipe, você está trabalhando errado, deixando as pessoas perdidas, sem saberem para onde estão indo. Pense nisso!


E colaboradores que são fieis e trabalham em busca de suas metas fortemente, normalmente têm uma performance diferenciada. E quando esses colaboradores estão engajados junto ao líder, trabalhando com total satisfação, eles não serão seduzidos por outras empresas, com propostas “indecentes” que possa fazê-lo sair da sua empresa. E isso faz com que você consiga reter talentos nesse processo. E isso de fato é um dos benefícios no processo de fidelização de colaboradores.


Então, tendo em vista todo esse processo, separei 4 formas para ajudar você na fidelização da sua equipe. Seguindo essas dicas, você irá direcionar ainda mais os seus colaboradores para o alcance de metas, assim contribuindo no aumento dos lucros da empresa.


1 -Seja um bom observador


O processo de fazer com que a equipe seja fiel a você não é fácil. E posso te garantir que muitas vezes será turbulento e barulhento esse processo. Mas te digo com total propriedade que se você não parar agora para observar o porque a sua equipe não está fechada com você, pode ser catastrófico para os seus próximos resultados. Sei que muitas equipes estão em home office e com isso, esse processo de observação pode ser mais complicado e doloroso. Mas o acompanhamento tanto da agenda do seu colaborador, como também as reuniões individuas, mesmo se forem on line, precisam ser realizadas. E nesses momentos procure observar como anda o engajamento da sua equipe, tanto com você, quanto nos projetos e processos que acontecem dentro da empresa. Assim você conseguirá mapear aonde você precisará atuar para trazer o colaborador mais para perto de você.


2 – Tenha uma Escuta Ativa


Muito se fala de escuta ativa, mais na prática é bem mais difícil por conta da correria do dia a dia. Mas digo que uma equipe que percebe abertura com o seu líder para falar de suas dores e de suas dificuldades, trabalha muito mais engajada, porque sabe para onde correr quando as coisas dão errado. Por isso é importante se deixar disponível para escutar. E que seja sobre reclamações ou um simples desabafo. Isso faz você ganhar a equipe de fato! E lembre-se, é uma escuta atenta aos detalhes. Muitas vezes vai precisar de sua atitude para interferir no processo do colaborador. Então, aproveite a oportunidade e não exite!


3- Delegar funções


Você quer ganhar o seu colaborador? Então mostre que ele é importante na equipe. Delegue funções para ele. Dê responsabilidades para aquela pessoa que você nota que mais influencia a equipe. E muitas vezes você notará que influencia até mais que você. Isso é ruim? Claro que não! Você ganhando esse colaborador, irá ganhar o resto do time. Então, delegue e acredite no colaborador. Ele pode te surpreender e ser o seu melhor aliado para te ajudar a direcionar ainda mais os resultados da sua equipe.


4 – Reconhecimento


Não tem como falar em fidelizar, sem pensar em reconhecer. Essa é a melhor forma de fidelizar também. Você já observou a equipe, já está com uma escuta ativa e já delega, então agora pode dizer quem pode ser reconhecido nesse processo. Mais uma vez, todo mundo gosta de se sentir importante! Um reconhecimento traz a importância de tudo que aquele colaborador fez para estar ser exaltado por algum feito merecido. Então, não se acanhe para reconhecer algum colaborador.


Você pode elogiar e dar aquele tapinha nas costas dizendo tudo que ele foi bem, mas reconhecer com sinceridade e parabenizar, dando lhe algo que ele possa lembrar daquele momento, é sem dúvidas bom para o colaborador, e também para a empresa. Isso fará com que você tenha um funcionário fiel e ainda mais engajado com os resultados daquela equipe.


E aí, gostou das dicas? Fizeram sentido pra você?


Eu já tive uma equipe que não fazia nada do que eu queria que eles fizessem. Parecia muito que cada um trabalhava por si, dentro de um processo que era único para todos. E isso de fato destruía os meus resultados. Nas apresentações de DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), era sempre uma catástrofe. Eu precisava mudar a minha forma de liderança daquela equipe. Foi aí que percebi essas 4 formas de fidelização, que me ajudaram a conduzir a minha equipe para um novo patamar, direcionando todos eles para o batimento de metas, contribuindo assim para a maximização de lucros da empresa.


Posso te ajudar a fidelizar os seus colaboradores com estratégias simples como essas, assim deixando a sua equipe mais engajada no processo de crescimento da sua empresa.


Me mande uma mensagem, que eu te ensino a ser um grande líder.


Abraços,

Giselle Santos.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Compartilhe!

Deixe o seu comentário!